RSS

Xuxa e Pelé – A Sobremesa

22 maio

 

O nome desta sobremesa é mesmo muito engraçado. Para começar, se você tem menos de 40 anos, talvez nem saiba que a Xuxa, no começo de sua carreira como modelo, antes mesmo de ser a rainha dos baixinhos, namorou o Pelé. Pois é, na época, era o exemplo pop do casal inter-racial, mais ou menos como é hoje a Heide Klum e o Seal. Por aí, vocês tiram o quando esta receita é antiga. Aprendi com a mãe de duas amigas de infância. E já devem ter percebido que ela é preta e branca.

É realmente uma das receitas que eu mais executei na vida, que mais as pessoas me pedem a receita, para eu fazer, e obviamente, a que mais comi também. Já comi tanto e tanto, que até enjoei um pouco. Não vou dizer que não como de jeito nenhum, mas se tiver outra, vou nela. Isto não a diminue em nada, ela é deliciosa…

Muitos são os motivos para repetí-la: é bem fácil, rápida, é feita com ingredientes que geralmente temos em casa e todo mundo adora. Sem contar que o povo cai na gargalhada com o nome inusitado.

Como esta receita me acompanha há anos, tenho um monte de estórias e de casos a respeito dela. Vou citar três por aqui, uma engraçada, com meu pai como protagonista, e as outras duas com uma amiga querida, que foi o motivo por eu ter escolhido esta receita para postar hoje. A Fátima, amiga do trabalho, nos deixou este mês, foi conhecer Deus e nos deixou aqui morrendo de saudades.

1ª: Comentário do meu pai (chocólatra), toda vez que comia esta sobremesa: -A Xuxa (o chantily) que me perdoe, mas o Pelé (a parte de chocolate) é muito mais gostoso. Kkkkk…

2ª: Um belo dia era aniversário da Fátima, e ela amava esta sobremesa, e eu fiz e levei para comemorarmos. Geralmente, cada um leva um prato ou bebida. No mesmo dia, aconteceu um fato (não foi morte) que impedia a comemoração de qualquer coisa, e ninguém levou nada. Ela nem se abalou: -Não quero nem saber, vamos comemorar assim mesmo, que não vou deixar de comer Xuxa e Pelé. E lá fomos nós em frente a sobremesa e 1 refrigerante para umas 15 pessoas, cantando parabéns bem baixinho, porque ela era muito gulosa e festeira e não ia perder a chance.

3ª: Passados uns 2 anos, eu já havia mudado de Departamento, a minha amiga Ana Paula, que estava grávida, me liga gargalhando e fala: – Téia, tenho uma da Fá para te contar, ela me falou que era para eu dizer que estava com desejo de Xuxa e Pelé, só para ela poder comer…Kkkkk….Cabeça gorda (mas era magra). Caí na gargalhada…

Então, gente, isto é para refletirmos como a comida faz parte de nossas vidas e estórias e nos faz lembrar pessoas que amamos e fatos que vivemos.

Fá, você deixou a gente aqui com um pedacinho do coração vazio, mas sua linda energia estará sempre em nós. Fica aqui minha singela homenagem a você que era tão doce quanto esta sobremesa. Quando eu chegar aí no céu (se Deus quiser) te faço um balde de Xuxa e Pelé e daremos muitas risadas juntas.

Que tal ir agora para a cozinha e fazer esta receita para alguém que você ama? Nunca sabemos quanto tempo estaremos com ela, não é mesmo?

Segue a receita (entre lágrimas)

Creme preto:

2 latas de leite condensado

8 colheres de sopa de chocolate em pó (pode ser Nescau ou similar, mas ficará mais doce)

4 gemas

2 latas de leite (medidas na lata de leite condensado)

1 colher de sopa de manteiga

Leve ao fogo de médio para baixo todos os ingredientes até soltar da panela e virar um mingau, sem parar de mexer. Como o chocolate não é instantâneo, sugiro aquecer meia lata de leite no microondas e acrescentar o chocolate para derreter. Reserve. Deixe esfriar.

Creme branco:

4 claras batidas em neve

4  colheres de açúcar refinado e peneirado

1 pitada de sal

1 lata de creme de leite sem soro ou 2 caixinhas

Bata as claras em neve, com a pitada de sal, e acrescente o açúcar aos poucos. Acrescente o creme de leite.

Coloque em uma vasilha ou bowl, o creme preto por baixo e o branco por cima. Enfeite com granulado ou com chocolate ralado. Dá uma receita grande, costumo colocar em 2 blows com tampa. Rende umas 6 porções em cada e deixo no congelador. Já ficou até durante um mês.

LEVE AO CONGELADOR. Não vira sorvete, fica levemente congelado, mas ainda bem cremoso. Retire uns 5 ou 10 minutinhos antes de servir. 

Bj grande a todos.

Téia.

Anúncios
 

24 Respostas para “Xuxa e Pelé – A Sobremesa

  1. tamy

    22/05/2011 at 14:52

    Oi florzinha!!! Perder amigos queridos é sempre uma experiência triste… que bom que você fez essa homenagem a ela e tenho certeza que nesse momento onde quer que ela esteja estará se deliciando com um potão dessa sobremesa!!!!

    Beijoks e alegria no seu coraçãozinho!

     
  2. liana

    22/05/2011 at 17:09

    Amiga,

    Eu tinha certeza que você publicaria esta receita em homenagem à ‘Jeannie’.

    Beijo,

    Liana.

     
  3. ANA PAULA DO NASCIMENTO

    22/05/2011 at 19:03

    Nem me lembrava mais disso! Mas me disseram que lá aonde ela está tem muuuiiito Xuxa e Pelé…e ninguém precisa se preocupar em engordar!kkkkkkkk

     
  4. Marluce

    23/05/2011 at 09:24

    Oi, Téia,
    fiquei emocionada com essa linda homenagem a nossa querida Fátima.
    Parabéns pela iniciativa!
    Bjs
    Marluce

     
  5. Solange Meyre de Morais de Araújo

    23/05/2011 at 10:39

    Astréia,

    parabéns pelo blog. Estava precisando de uma receita prática de sobremesa. Compartilho contigo da saudade da nossa amiga Fátima e das amizades que construímos naquela época. Fiquei duplamente emocionada: com a cerimônia de partida e também por rever tantas pessoas muito queridas pra mim.
    bjs
    Solange Meyre

     
  6. lyliad@terra.com.br

    23/05/2011 at 10:50

    Oi Téia,
    Já estava com saudades de suas postagens.INfelizmente recordando uma amiga que se foi.
    Meus pesames.Fica com Deus.
    Bj,
    Lylia

     
  7. Anderson

    23/05/2011 at 12:05

    Téia,

    Nossa “Jeannie” amava sua “Xuxa e Pelé”, e sua homenagem está muito linda!

    Vamos nos amar cada vez mais, como amigos queridos que somos!

    Um super beijo.

     
  8. Ameixinha

    23/05/2011 at 12:54

    O nome é mesmo muito engraçado e eu não sabia desse romance 🙂 Tem super bom aspecto!

     
  9. Glaucia Maria Gripp

    23/05/2011 at 18:27

    Oi, Téia, e eu aqui também “entre lágrimas”… Fui funcionária pública e foram incontáveis as vezes que
    levei tortas, doces, bolos, etc. para comemorar aniversá-
    rios de colegas…. Hoje estou aposentada e sinto muitas
    saudades da convivência que tínhamos… Linda homena-
    gem! Glaucia

     
  10. Raquel

    24/05/2011 at 16:25

    Oi Teinha,
    Nem acreditei quando vi esta receita no seu blog. Eu diria que ela é para nós quase um arroz com feijão. Desde que a conheci com você e sua mãe, há mais de 20 anos, nunca mais parei de comer ou de fazer, além de já ter passado para várias amigas também. É realmente muito fácil de fazer e sucesso garantido. Da família só falta a Rafaela aprender a fazer (a comer ela já aprendeu faz tempo). Lembro como se fosse hoje de ver seu pai sempre repetindo esta histórinha. Que saudades também!
    Linda homenagem para sua amiga. Parabéns pelo blog, está ótimo. Beijo grande, Raquel

     
  11. Téia

    24/05/2011 at 17:01

    Amigos, estou mesmo muito feliz e emocionada com as palavras e os relatos tão doces e lindos que vocês deixaram aqui. Obrigada pelas palavras. Lili, Dê e Aninha, valeu por terem vindo aqui. Quel, nós temos muitas estórias mesmo, foram muitos anos de uma querida convivência, você sabe que é como uma irmã, não é? Bjs a todos.

     
  12. Patricia Santos Silva (PatFazArte)

    24/05/2011 at 20:55

    É sempre um prazer visitar seu blog!!! Tem delícias de todo jeito por aqui…
    Sei o quanto é difícil nos separarmos de amigos, mesmo que momentâneamente….tenho 2 que partiram novas demais fazem 2 anos e cozinhavam maravilhosamente bem…
    Certamente você irá fazer companhia a Fatima um dia e poderá fazer o tal balde de XUXA e PELÉ!!!! E festejarão muito!!!
    Parabéns pelas receitas sempre ótimas!!!
    Beijos no ♥!!!

     
  13. Cascia Biselli

    24/05/2011 at 22:27

    Adorei a homenagem e dos relatos que trouxeram lembranças de momentos felizes da nossa amiga tão querida que nos deixou muito cedo! Tais lembranças nos ajuda a repensar a nossa vida tão corrida para que possamos aproveitar a convivência das pessoas amadas! Essa receita tem o jeitinho da Fatinha, posso fechar os olhos e escutar o “humm” a cada colherada que ela apreciava. Parabéns!

     
  14. Rê Gallo

    25/05/2011 at 11:38

    Teia, que delícia! Dia desses tb fiz uma versão preta e branca, deliciosa!! É o Zucotto de cookies and cream, postei no meu novo cafofo, passe lá!

    http://www.cantandodegallo.com/2011/04/zucotto-de-cookies-cream.html

    Muito bom! Bjão.

     
  15. Eu Mulher

    26/05/2011 at 00:46

    Oi minha amiga!! Que saudade!

    Sua sobremesa me deixou salivando, rsrs.

    Mesmo fazendo dieta constante vou levar sua receita para uma dia de festa.

    Beijos

     
  16. Eu Mulher

    26/05/2011 at 00:49

    Amiga, vi que o link do meu blog não está atualizando aqui na sua lista de blogs.

    Se desejar é só colocar a nova url http://www.eumulher.com

    beijos e obrigada 🙂

     
  17. Fla

    26/05/2011 at 15:42

    E certamente ela deve ter adorado a sua homenagem! E ficou de olho na receita também… =)
    Beijos pra você querida!
    Fla

     
  18. Trembom

    28/05/2011 at 10:44

    Querida, amei este texto. Ri muito da história do teu pai preferir comer o Pelé – nem lembrava que eles Tongan sido um casal. Não o teu pai e o Pelé, mas a Xuxa e o Pelé. Me ouviu rind??!! E a Fátima, que Deus a tenha, pois é claro que com um super bom hum or só pode estar no céu. A partida de um bom amigo é muito dura. Ainda mais quando é súbita. Mas as memórias os mantêm com a gente pra sempre.saudades tuas.

     
  19. Trembom

    29/05/2011 at 18:50

    ** quis dizer: ‘nem lembrava que eles tinham sido

     
  20. Renata

    01/06/2011 at 18:17

    Téia, tua sobremesa me faz lembrar que quando eu era pequena jurava que o Pelé tinha gosto de chocolate.. Kkkkk! Vai entender, né?!

    Beijão!

     
  21. Priscila

    09/06/2011 at 00:32

    Téia, sua pessoa querida!!!!
    Fiquei emocionada com seu post da receita Xuxa e Pelé, muito bonito e tocante! Amigos são sempre especiais e lembrá-los mais especial ainda! Um beijo enorme e obrigada pelas postagens no Tô Nude…
    Bjk.
    Pri

     
  22. katiabonfadiniKatia Bonfadini

    30/06/2011 at 18:00

    Téia, adorei o nome bem-humorado da sobremesa e os ingredientes são especiais, deve ter ficado maravilhosa! Bjs!

     
  23. immdfc@yahoo.co.uk

    03/02/2014 at 07:51

    I am not very wonderful with English but I find this real easy to translate.

     
  24. Noemia dos Santos Colla

    22/07/2014 at 18:01

    Téia, amei todas as receitas que vc passou, vou fazer uma a uma Obrigada!! bjos!!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: