RSS

Arroz de Carreteiro Colorido

03 maio

O final de semana foi produtivo aqui em casa, a cozinha esteve a todo vapor, finalmente consegui fazer mais de um prato, e estranhamente, nenhum dele era doce.

Para melhorar, embora não tenha nada a ver, consegui correr e caminhar com os cachorros. Como a correria tem sido grande nem os meus maiores hobbyes estavam sendo feitos.

Faz bastante tempo que quero testar esta receita, comum nos estados sulistas, o que significa que tem lugar cativo aqui em Brasília. Não sei se vocês sabem, mas aqui a coisa mais comum aos sábados e domingos é reunir a família e amigos para fazer um churrasco. Ás vezes tenho a sensação que fazermos mais churrasco do que os gaúchos. E aí, o que sobra vira arroz carreteiro. Eu não usei sobras, usei um belo pedaço de charque traseiro. Achamos que ficou boa para a  primeira vez, mas, claro, vou fazer pequenas alterações da próxima vez, que já estão registradas na receita abaixo.

Comece assim, deixe  500 g. de charque, cortada em pedaços grandes, de molho de um dia para o outro, trocando a água umas três vezes. Coloque-a numa panela de pressão com 4 xícaras de água, 1 folha de louro e 1 cenoura descascada e cortada em rodelas grandes, por 25 minutos, depois de apitar. Retire a carne e reserve a água e a cenoura. Despreze o louro.

Pique em pedaços pequenos: 1 cebola grande, 2 tomate sem semente e pele, 4 pimentas de cheiro, 6 colheres de sopa de cebolinha, 3 dentes de alho e 100 g de bacon.

Leve a uma panela, de fundo grosso preferencialmente, 2 colheres de sopa de azeite e 1 de manteiga, quando estiver quente, frite o bacon até dourar, acrescente a cebola, o alho e os tomates e deixe por 5 minutos fritando. Inclua a carne e frite mais um pouco, (neste momento na próxima vez acrescentarei 1 ou 2 linguiças calabresa cortadas em rodelas, e depois na metade, e fritaria junto com a carne), coloque 2 xícaras de arroz parborizado se quiser um carreteiro mais sequinho, e se quiser mais molhadinho, faça com o cateto ou agulhinha que tem mais amido. Refogue. Acrescente o caldo reservado que deve estar super quente e mais um pouco de água quente até perfazer 5 xícaras.

Deixe cozinhar em fogo baixo com a tampa semi-aberta até o grão ficar macio, mas ainda tenha um pouquinho de água. Desligue o fogo e acrescente a cebolinha e a pimenta de cheiro e 1 colher de sopa de azeite para dar um “brilhinho”, e, se você achar por bem, dê uma desfiada na carne que estará desmanchando e uma mexidinha no arroz.

Porque colorido? Porque os tomates, a cebolinha e a pimenta dão uma corzinha simpática. Além disto, servi com uma bela colher de sopa de geléia de pimenta por cima para dar um “up” e contrastrar.

Bem gostoso. Matei a vontade e tô aqui levinha (não o peso, o espirito). Ah, como para nós cozinheiros de plantão, ir para a cozinha é terapêutico!  Adoro!

E já que falei deles por aqui, e para que vocês não se esqueçam, seguem umas fotos que tiramos dos cachorrinhos da casa, depois e durante o passeio. Olhem que lindinhos…

Super Mike Franjinha

Fôfa Bebel!

Anúncios
 

Tags:

7 Respostas para “Arroz de Carreteiro Colorido

  1. Cacahuete

    03/05/2010 at 17:32

    Os seus cachorros são lindos e amorosos. Esse arroz ficou com um cor linda. Deve ser bom, vou ter de experimentar com as sobras do próximo churrasco que fizer por aqui.

    Beijinhos

     
  2. Ameixinha

    03/05/2010 at 19:41

    Aqui churrasco só no Verão e o que sobra vai para o cão he he
    Brincadeira! Esse arroz tem um aspecto super rico, deve ser óptimo! Adoro a foto dos vossos cachorros juntos, eles parecem a sorte grande e a terminação 🙂
    Um super grande e outro pequenininho 🙂 Que máximo!

     
  3. valentinajacome

    09/05/2010 at 18:22

    Esta franginha está o seguinte. ja morri de rir. ah, esta receita me deu saudades.

     
  4. Verena

    10/05/2010 at 16:34

    Téia, adoro arroz de carreteiro e as carnes dão um tchan muito especial! Ficou lindo!
    Os cachorros são fofos!
    Um beijo e linda semana!

     
  5. welze

    11/05/2010 at 14:31

    esse é um dos meus pratos favoritos. estou de volta ao gostosurassemtravessuras. boa semana

     
  6. Tamy

    18/05/2010 at 12:53

    amore… que lindo o seu novo cantinho… tanto tempo que nao venho aqui, nem sabia que estávamos de site “independente do blogspot”. Adorei!!!! beijos

     
  7. Eu Mulher

    19/05/2010 at 01:14

    Olá Téia querida!

    Ando sentindo sua falta lá no Eu Mulher, viu? Depois que mudou de blog esqueceu de acrescentar a url do meu bloguinho e me esqueceu, não foi? Sniff…..

    Beijão para você

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: